Alcaparras e Orégano

Alcaparras

Alcaparra é conhecida principalmente pela excelência das suas qualidades gastronômicas a Alcaparras também tem algumas propriedades medicinais que lhe estão associadas, propriedades tais como: Adstringente, Afrodisíaca, Anti-espasmódica, Aperiente, Calmante, Diurética, Tônica e  Vermífuga.

Originária da Ásia, popularmente conhecida como alcaparra, é um arbusto da família das Caparidáceas. Muito cultivada na Espanha, França, e Grécia. Planta de raro cultivo no Brasil. É fonte de vitaminas C e K, fibras, sais minerais, proteínas e carboidratos. Ela tem propriedades que estimulam o apetite e são digestivas. Não é conveniente colocar as alcaparras no início do cozimento, pois seus sabores perdem propriedades. Essencial no preparo do molho tártaro.

 


Orégano

O orégano, também conhecido como orégão, é originário da Europa, África e Ásia. Possui em sua composição taninos, timol, fenóis  origaneno e caneacol. A colheita de seus ramos e folhas deve ser realizada antes da floração. Após a secagem, os ramos devem ser batidos e peneirados. Para comercialização, as folhas são secas separadamente.

O orégano é bastante utilizado na gastronomia, principalmente na cozinha italiana, francesa e grega. É largamente utilizado na pizza, como tempero, onde ficou conhecido no mundo todo. Muito utilizado em pratos com tomate fresco ou queijo, molhos à base de tomate, omelete e assados. O orégano utilizado em pratos à base de queijos, molhos, pizzas, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos. 

Carregando...