Azeitona

As azeitonas não contêm hidratos de carbono e o seu elevado teor de energia vem dos ácidos gordos. São frutos calóricos – cada 100g de azeitona fornece, em média, cerca de 172 Kcal e 18,5g de gordura.

A gordura predominante da azeitona é quase toda monoinsaturada, o que contribui para a redução dos níveis de colesterol. Azeitonas são igualmente ricas em compostos antioxidantes, nomeadamente vitamina E, carotenoides e polifenóis.

A azeitona é um fruto produzido pela árvore conhecida como oliveira. A variedade delas pode ser: azeitona verde, azeitona preta e azeitona rosada além de ser consumida ao natural é utilizada para a produção do azeite de oliva.

A azeitona possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumentar o bom colesterol no organismo. A azeitona possui as seguintes vitaminas: A, C, B1 e B2. Possui também sais minerais, tais como, fósforo, potássio, sódio e silício. A azeitona em todas as suas variedades são muito utilizadas em diversos pratos da culinária.

» Azeitona verde sem caroço

» Azeitona verde com caroço

» Azeitona verde fatiada

» Azeitona verde recheada

» Azeitona preta sem caroço

 

» Azeitona preta com caroço

» Azeitona preta fatiada

» Azeitona azapa

 

Carregando...