Pickles

O picles pode ser submetido ou não ao processo de fermentação natural. Quando não é fermentado, o processo de conservação dos frutos e hortaliças é garantido da mesma forma, visto que, seja qual for o tipo de pickles, esse necessariamente deverá conter sal e vinagre (ácido acético). Portanto, a conservação do pickles é devido ao pH ácido e à elevada pressão osmótica do meio, que são desfavoráveis para o crescimento de microrganismos.

A fermentação lática é um importante método de preservação de alimentos, conhecido há centenas de anos, entretanto com a modificação dos hábitos alimentares, os alimentos fermentados passaram a ter função de condimentos. Os mais importantes são: pickleschucrutes eazeitonas. As bactérias utilizadas industrialmente para fermentação lática são as anaeróbias e microaerófilas, para a produção de ácido acético, lático, glucônico, propiônico e outros, ou para a produção de alimentos como queijos, pickles, chucrutes, vinagres, leites fermentados e outros.

A produção de ácido lático é dada através das bactérias homoláticas do gênero Lactobacillus e Streptococcus. A espécie escolhida depende do carboidrato disponível e da temperatura a ser empregada.

» Pickles

 

Carregando...